terça-feira, 7 de junho de 2011

Análise da obra Os Retirantes de Cândido Portinari

Atividades:

1-Observe a obra Os Retirantes de Portinari e resolvam as questões:



Cândido Portinari, Retirantes -1944



a) O que Portinari retrata em sua obra?

   São nordestinos que fogem da seca e da fome e da situação nada confortável em que a família se encontra, o cenário também demonstra tristeza solidão isolamento e muita seca.

b) O que representam as cores?

   As cores pesadas representam tristeza, fome, escuridão, isolamento da família com a sociedade.

c)  O que retratam as expressões dos personagens?

 Tristeza, fome, sede (já se fala sobre seca) e sem teto (sem um local para sua morada).
    

d) O que representa a presença dos pássaros?

  Falta de comida, no caso ali são urubus e urubus comem carniça mas como ali não há alimento eles podem estar esperando o falecimento da família para que possam se alimentar do que sobra de seus corpos.


e) Quais são as pessoas que hoje vivem em condição de retirantes? Explique:

   Pessoas que vivem nas ruas, pessoas abandonadas, pessoas em que não tem alguém que zele por elas na velhice ou recém nascidos (crianças que não podem cuidar de si próprio sozinho).


2- Descreva o cenário em seus detalhes significando-os:

    O cenário de seca com a terra rachada ossos no chão pássaros (urubus) no céu lugar deserto, árido, sem arvores sem o essencial para a vida humana.


       3- Com base no que você aprendeu, escreva um texto de opinião sobre a obra Os Retirantes de Portinari.

   A imagem de Portinari descreve uma família de retirantes nordestinos fugindo da seca, o local desenhado por ele e um local deserto sem recursos, sem condições para a vida humana, a família encontra-se em péssimas condições de vida pois, estão muito magros, um de seus filhos parece estar com uma doença conhecida com “barriga d'água” e assim sem tratamento pode chegar a falecer rapidamente, a família leva com sigo seus filhos e poucos pertences que podem ser levados a mão,os pássaros que os rondam parecem estar apenas esperando que a família padeça para que possam se alimentar dos seus restos carnais.
     As cores utilizadas por Portinari são muito pesadas, ele as usa em quase toda a sua obra, a maioria delas são fortes, de deformidades, quase nunca são imagens de felicidade quase sempre são de tristeza de coisa ruins.
Mas apesar de tanta tristeza demonstrada em sua obra Portinari é um dos maiores pintores do Brasil.


Aluna: Vanessa 9°a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário