terça-feira, 7 de junho de 2011

O que dizem os alunos sobre a obra Os Retirantes de Cândido Portinari

Portinari. Retrata uma  família de pessoas  tristes presas naquela  situação difícil,prestes a morrer sem ter vivido dignamente com sua família ,muitas vezes vemos essa situação em nosso pais e não ajudamos  em nada ,virou uma coisa da rotina do nosso Brasil.


         Juliana e Carolina                                 


                                                                                        Ele retratou nessa obra uma vida sem recursos em um lugar onde a seca invade e obriga os nordestinos a procurarem uma nova vida, um novo lugar e um novo destino.
     Portinari retratou principalmente a miséria, e a desvantagem de uma vida de amargura.
       Se nesse momento Portinari tivesse feito uma paisagem onde tivesse de dia e tivesse pintado essa família com uma expressão de alegria e usado um jardim como paisagem, pois, ele estaria modificando o cenário brasileiro.     Pois esta tela retrata uma vida amargurada de uma família que esta fugindo da miséria.


Alunas: Alessandra e Francieli


             Sobre a obra de Portinari eu entendi e observei que essas pessoas estavam fugindo da seca e as cores fortes vivas e que representam tanto quando a seca a tristeza, infelicidade e fraqueza.
     Há hoje em dia cenas como essas de pessoas sem um lugar tentando procurar algo para a vida.  Pelo nome retirantes represento bem a imagem de pessoas que estão se retirando da seca do nordeste

                                   Thiélyson Souza Buzatt

     Relata o cotidiano, a realidade de uma forma forte, mas verdadeira das pessoas. E a forma que Portinari pintava suas telas era usada a técnica do expressionismo, por isso que chamava tanta a atenção. Nos entendemos que o objetivo da tela de Portinari é mostrar a desigualdade social que muitas pessoas passam.
                                                 
Alunas: Ana Carolina e Isabelly Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário